07/03/2018

Please reload

Posts Recentes

Gesso 3D na decoração: Sabia mais sobre esse fantástico revestimento que pode transformar completamente o espaço da sua casa

21/11/2017

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

"Orçamento detalhado? Pra quê?" - 5 pontos importantes

17/11/2017

   Quando pensamos em realizar algo importante como uma obra, pensamos em fazer nos mínimos detalhes, porém, quando esses detalhes estão diante de seus olhos a reação de muitas pessoas é querer terminar logo. Isso acontece por que os problemas mais detalhistas precisam de soluções ainda mais detalhistas.

 

 

 

   Mas qual a necessidade de tantos detalhes em um orçamento?

   Listamos 5 pontos que podem influenciar na obrigatoriedade de um orçamento detalhado, vamos a lista:

 

 

1 - Imprevistos

 

   Não adianta, sempre, SEMPRE teremos imprevistos em praticamente TUDO que planejarmos. Qual foi a ultima vez que você conseguiu terminar um trabalho envolvendo outras pessoas, fazendo somente o que você havia planejado?
   A margem de erro foi criada exatamente para suprir essas surpresas. Claro que não temos como exagerar nessa margem, uma porcentagem alta pode encarecer todo o projeto e torná-lo inviável. Mas com um bom conhecimento e principalmente uma longa experiência, podemos deixar o projeto a salvo.

 

 

2 - Prazo

 

   Perceba que esta lista não envolve somente a área de obras, mas como projetos em geral, e como todo projeto há a necessidade de estabelecer prazos cumprindo metas. Organogramas foram criados para ajudar a elaboração de projetos e no cumprimento de prazos, sem um prazo pré estabelecido não há como realizar outras tarefas com a mesma equipe.

 

 

3 - Controle de custos

 

   Quem não quer diminuir gastos para aumentar os lucros? Muitas vezes podemos calcular algum procedimento que envolva matéria-prima ou tempo de sobra, e isso pode aumentar o custo. Em um orçamento detalhado tem que estar previamente calculado e sincronizado, no caso de obras, não existe a colocação de papel de parede sem o tratamento dela, então surge algumas questões: "Quanto tempo para tratar a parede? E a pintura, dois galões de tinta dão conta? Será que esse papel de parede vai combinar com o restante da sala?".

   Em projetos, um problema pode afetar todo o contexto. Controlar esses problemas para que não gerem mais custos é o mínimo de cada orçamento.

 

 

4 - Materiais necessários

 

   Como já descrevemos no exemplo anterior, alguns materiais podem fazer a diferença nos custos, mas, e se você já tiver alguns materiais? Pense na economia!

   Se não tiver um orçamento detalhado sobre o quê vai usar em cada segmento, suas chances de economia são baixas. Não só isso, há casos em que a necessidade de por exemplo: Uma quebra de parede pode não ser tão necessária, pois o sindico sabe de um caminho por trás de um forro onde toda a elétrica está instalada.

   Economia de tempo e dinheiro! Ficar ciente de tudo pode trazer muitos benefícios.

 

 

5 - Resultado

 

   Imagine que você é um desenhista profissional e está trabalhando em seu auto retrato, se não há tantos detalhes no desenho ele será "cartoonizado". O mesmo acontece com o resultado de uma reforma, se faltar alguns detalhes aqui e ali, o resultado poderá ser diferente do esperado. Seguir o que foi planejado nos mínimos detalhes pode fazer total diferença no final.

 

 

   Portanto, sempre tenha tudo bem detalhado em cada projeto de sua vida profissional e pessoal. Essa é uma dica que podemos passar com toda a certeza!