07/03/2018

Please reload

Posts Recentes

Gesso 3D na decoração: Sabia mais sobre esse fantástico revestimento que pode transformar completamente o espaço da sua casa

21/11/2017

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Profissão: Arquiteto!

15/12/2017

   A arquitetura é uma das profissões mais antigas da humanidade. Ela existe desde que o homem sentiu a necessidade de ter um teto para se abrigar e se proteger. Ao longo da história, a arquitetura foi se modificando e se adequando, sempre, ao seu tempo, não deixando de ser atual. O profissional possui uma formação mesclada com disciplinas de ciências exatas e humanas. 

 

 

 

   O profissional pode atuar em diversas áreas, que vão desde o designer de uma peça, objeto até a um amplo projeto urbano de uma cidade, da implantação regional de uma cidade. Atua também em paisagismo, desenho industrial, comunicação visual, restauração de edifícios entre outros. A arquitetura é um campo vastíssimo.

Confunde-se muito o arquiteto com o engenheiro civil. A diferença está na formação, porém, os profissionais das duas áreas intervêm no meio ambiente por meio de construções. O arquiteto projeta e organiza os espaços de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Já o engenheiro civil, projeta e executa obras. No entanto, ambos atuam na construção de edifícios, mas o arquiteto tem exclusividade no trabalho de planejamento urbano e regional, monumentos e patrimônio cultural. Ao engenheiro cabe a responsabilidade por obras de infraestrutura.

 

  O arquiteto é também um urbanista. O urbanismo trabalha o aspecto da organização e racionalização das aglomerações humanas. O papel do urbanista é criar condições adequadas de habitação às populações das cidades através do planejamento urbano. Hoje, vemos cidades crescendo desordenadamente, com falta de consciência ambiental, gerando problemas como poluição do ar, água e solo, enchentes, caos no trânsito, entre outros. Uma solução para a problemática das cidades é o plano diretor.

 

   E nesse dia especial, parabéns a todos os arquitetos!

Compartilhar
Please reload

Siga